6 Sites para se fazer cursos grátis e online

Nosso site geralmente divulga diversos cursos grátis e online, disponíveis por toda a internet. Hoje, trazemos um compilado de diversos sites em que é possível fazer cursos gratuitamente, listando os melhores e confiáveis.

6 Sites para se fazer cursos grátis e online

Abaixo trazemos os 6 sites que nós consideramos boas opções para se aprender gratuitamente sem sair de casa:

Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador é uma iniciativa do MEC que disponibiliza cursos gratuitos para qualquer interessado. São disponibilizados 26 cursos, incluindo cursos de idiomas, Excel, cursos para a área de gestão e negócios, etc. A vantagem da Escola do Trabalhador é  que os certificados também são gratuitos, emitidos pela UnB como cursos de extensão. Nós já escrevemos um artigo completo sobre a Escola do Trabalhador, com todos os cursos e ensinando a se cadastrar. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Unesp Aberta

A Unesp Aberta é uma iniciativa da Universidade Estadual Paulista que oferece cursos grátis para qualquer interessado. A Unesp oferece 73 cursos gratuitos nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Atualmente, a maioria dos cursos não possuem certificado, porém existem 3 cursos com certificados que podem ser obtidos mediante o pagamento de uma taxa. Nós já escrevemos um artigo sobre 3 cursos de inglês gratuitos disponíveis na Unesp. O artigo fala especificamente sobre os cursos de inglês, porém nele você pode aprender a se cadastrar em qualquer curso. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Coursera

Referência mundial em cursos grátis e online, o Coursera é um dos melhores sites para se aprender online atualmente. Contando com a participação de diversas universidades do mundo, os cursos oferecidos são de grande qualidade. Os cursos são gratuitos, mas se quiser um certificado o aluno deverá, além de ser aprovado em uma avaliação, pagar uma taxa de emissão. O único problema é que a maioria dos cursos são oferecidos somente em inglês, desse modo, para aproveitar de forma completa a plataforma é necessário que se tenha um bom conhecimento de inglês. Existem cursos disponíveis em português também, alguns com legendas.

Os 19 cursos grátis da USP que nós divulgamos são oferecidos através da Coursera. Caso queira saber mais sobre esses cursos, clique aqui.

Prime Cursos

A Prime Cursos é uma plataforma de ensino gratuito à distância que oferece centenas de cursos gratuitos. Essa é definitivamente o maior diferencial da Prime Cursos: o seu grande número de cursos gratuitos de diversas áreas. Muitos dos cursos são práticos, como cabeleireiro, além de serem bastante elogiados pelos alunos. A desvantagem fica pelo fato de que deve-se pagar pelo certificado, porém, como já dizemos diversas vezes, o mais importante é o conhecimento adquirido.

Nós fizemos um artigo com 13 cursos pedidos pelos nossos leitores, sendo que encontramos todos na Prime Cursos. Caso queira saber mais, clique aqui.

Além disso, escrevemos outro artigo com 21 cursos pedidos pelos leitores, a maioria também da Prime Cursos. Você pode acessá-lo clicando aqui.

FGV

A FGV também possui um ambiente virtual de ensino gratuito à distância. Os cursos são gratuitos e, ao final, você pode optar por fazer uma avaliação para receber uma declaração de conclusão, que serve como uma espécie de certificado. São mais de 50 cursos, de diferentes áreas do conhecimento, como finanças, direito e gestão.

Para saber tudo sobre o os cursos oferecidos pela FGV, bem como aprender a se cadastrar, clique aqui.

e-Aulas USP

A USP possui um grande ambiente virtual com mais de 8 mil aulas gratuitas de diferentes níveis:

  • Ensino Médio;
  • Graduação;
  • Pós-Graduação;
  • Cultura e extensão.

Os cursos são completamente gratuitos, porém não possuem certificação. Para saber tudo sobre o projeto da USP e como se cadastrar para fazer os cursos, clique aqui.

Comentários estão fechados