Cursos gratuitos do Pronatec

Cursos gratuitos do Pronatec, como é mais conhecido “O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego” O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada, oferecendo cursos aos jovens aos trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Cursos gratuitos do Pronatec

O Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Em parceria com as Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas

Cursos técnicos subsequentes: são cursos voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O acesso dá-se pela nota do ENEM..

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.

Objetivos dos cursos oferecidos pelo Pronatec:

I – expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II – fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
III – contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV – ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V – estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI – estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.
cursos

Cursos gratuitos do Pronatec cursos técnicos

Os cursos técnicos são ofertados em três formas: na forma concomitante, na forma integrada e na forma subsequente. Cada um deles é voltado para um público diferente. Os cursos técnicos e sua duração mínima estão disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Cursos técnicos subsequentes: são cursos voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O acesso dá-se pela nota do ENEM..

Cursos técnicos concomitantes: são cursos voltados para alunos que estão cursando o Ensino Médio, preferencialmente nas redes públicas. O aluno que tiver interesse nesse tipo de curso pode entrar em contato com a secretaria da sua própria escola para pedir mais informações, ou pode buscar vagas remanescentes (não preenchidas) por meio de inscrição online: http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/.

Cursos técnicos integrados: São cursos para alunos que pretendem começar o Ensino Médio já em articulação com o ensino técnico.

Pelo Pronatec, são ofertados cursos para alunos de Educação de Jovens e Adultos. Nesse caso, o interessado poderá fazer contato com a secretaria de educação do estado ou do município. Também há cursos integrados para alunos que vão cursar o ensino médio em idade regular. Nesse caso, são ofertados pelos Institutos Federais e escolas técnicas estaduais.

Institutos Federais, Serviços Nacionais de Aprendizagem e escolas técnicas estaduais também ofertam esses cursos dentro se seus calendários próprios de matrícula.

Veja a relação de Institutos Federais: http://redefederal.mec.gov.br/

Veja a relação de cursos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Cursos de Qualificação Profissional

No âmbito do Pronatec, os cursos de qualificação profissional possuem duração mínima de 160 horas (cerca de dois meses) e estão disponíveis no Guia Pronatec de Cursos FIC.

Os Cursos de Qualificação Profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC) são cursos voltados para diversos públicos.

São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada.

Cursos gratuitos do Pronatec
5 (100%) 3 votes

Cansado de pagar caro por cursos profissionalizantes?

Deixe uma resposta