ENCCEJA – Consiga certificação de Ensino Fundamental e Médio

Nem todos tivemos a mesma chance de conseguir concluir nossos estudos. Muitas vezes por um início precoce no mercado de trabalho, levado pela necessidade da família na época, muitas pessoas deixaram de estudar e isso as afeta negativamente hoje.

Sabia que você tem como concluir seus estudos de uma forma mais rápida e totalmente gratuita por meio de uma iniciativa extremamente interessante do governo? O nome dessa iniciativa é ENCCEJA e ela pode mudar a sua vida, caso você esteja nesta situação.

Vamos falar mais do ENCCEJA e do que ele pode trazer para você, como ele é muito mais fácil do que as outras opções que existiam até o momento e, acima de tudo, totalmente gratuito.

O que é o ENCCEJA e como ele funciona?

O ENCCEJA (exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos) é uma excelente forma de fazer com que você tenha uma formação mais rápida. Mais rápido do que fazer EJA ou ainda supletivos pagos. Você agora pode apenas estudar em casa para o ENCCEJA e se passar na prova, terá o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Esse tipo de teste foi recentemente instituído pelo governo federal para ajudar as pessoas que precisam da escolaridade mínima para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Com isso, concluir o ensino fundamental e médio gratuitamente é uma realidade bem possível para todos.

Esse exame é relativamente simples, quando comparado com outras situações similares. O exame é composto de quatro provas de 30 questões cada, sendo que para cada uma das graduações as exigências mudam consideravelmente:

ENSINO FUNDAMENTAL

– Língua Portuguesa e Língua Estrangeira;

– Artes;

– Educação Física;

– Redação;

– Matemática;

– História e Geografia;

– Ciências Naturais.

ENSINO MÉDIO

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como participar do ENCCEJA 2018 e quais são os pré-requisitos?
Uma das questões que precisa ser levada em consideração no ENCCEJA é que esse exame serve apenas para pessoas que já tenham mais idade do que a necessária para fazer o ensino fundamental e médio, ou seja, ele não existe como uma forma de estudantes “queimarem etapas” e sim como uma forma de ajudar quem não teve a chance de fazer o ensino fundamental ou médio ainda.

Sendo assim, você precisa ter ao menos 15 anos para fazer o de ensino fundamental e 18 para fazer o de ensino médio. Além disso, precisa ter o ensino fundamental completo para fazer o do ensino médio.

Para participar do processo, tudo o que você precisa fazer é entrar no site do INEP (http://www.inep.gov.br/) e se cadastrar. Esse cadastro ainda não está abeto, mas em breve vai estar.

Assim que você faz o cadastro, o INEP vai indicar o endereço e data para que você faça as provas.

Como estudar para o ENCCEJA?

Uma dica extremamente interessante para quem está em busca de material para estudar para esse exame é que as diversas matérias de reforço de ensino fundamental e médio podem ser de extrema utilidade.

Uma das dicas para quem está passando pelo ENCCEJA do ensino fundamental é procurar pelo material do 9º ano (antiga oitava série), que costuma ser uma revisão de tudo que foi visto e para o caso do ensino médio, o material de estudo para o ENEM pode ser mais do que suficiente.

Você não precisa exatamente “se matar de estudar”, mas estudar com regularidade e disciplina com certeza vai te ajudar a fazer esse teste com muito mais tranquilidade e facilidade.

Gostou das dicas? Fique sempre atento porque estamos trazendo sempre mais novidades!

Ver Também

Coursera oferece 20 cursos online grátis de universidade estrangeira

Coursera oferece 20 cursos online grátis de universidade estrangeira

Dica importante para quem gostaria de fazer cursos em universidade estrangeira, mas está sem dinheiro ou …

2 comentários

  1. adäo josé de sousa

    Quero faser o curso

  2. Quero concluir os meus estudos preciso concluir 1,2,3,grau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *